sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Câmara pede o fortalecimento do Interlegis aos senadores

Com a aprovação unânime da Moção nº 11/2012, de autoria da Mesa Diretora, a Câmara manifestou nesta quinta-feira, 16, seu apoio à Secretaria Especial do Interlegis, do Senado federal, para que implemente e disponibilize às casas legislativas o Sistema de Apoio à Administração Legislativa. 

O texto chama a atenção para o alto custo de um aplicativo para informatizar a administração, salienta que, além da economia, o programa de computador que auxilia os trâmites legislativos também representa maior transparência. “Entrando em uso por diversas câmaras e assembleias, o aplicativo manter-se-ia em constante aperfeiçoamento e atualização, com potencial para repetir o caso de sucesso do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL)”, destacam os autores – Gilberto Koch (PT/presidente), Ricardo Ritter – Ica (PDT/vice), Volnei Campagnoni (PCdoB/1º secretário) e Antonio Lucas (PDT/2º secretário).

Por isso, o texto traz um apelo aos senadores para que apoiem o desenvolvimento do SAAL, “através da contratação de mais integrantes para a sua já qualificada equipe técnica, ou, ainda, através da licitação para a contratação de empresa para esse fim”.

O Interlegis
O Interlegis nasceu em 1997 para integrar todas as casas legislativas. Começou como um projeto piloto do então Centro de Processamento de Dados do Senado Federal, Prodasen, que permitiu o acesso de cem câmaras municipais à rede mundial de computadores. O sucesso dessa iniciativa chamou a atenção do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que assinou um Acordo de Empréstimo com a União, em 1999, quando passa a financiar 50% dos investimentos de um programa de inclusão digital para as câmaras municipais.

No início, o Programa Interlegis entregava às casas legislativas equipamentos e treinava para utilização de programas básicos que auxiliariam os trabalhos, principalmente administrativos, e também ensinava os primeiro passos de como navegar na rede mundial de computadores. Esse treinamento era conhecido como TBI, Treinamento Básico do Interlegis.

Com o passar o tempo, o programa foi crescendo e oferecendo mais. Os especialistas em tecnologia da informação criaram programas em software livre e disponibilizaram no portal para serem instalados pelas casas, sem custo nenhum e de forma simples e rápida. Um exemplo é o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que auxilia a elaboração e apresentação de proposições, passando pela sua tramitação e até o seu armazenamento e busca em um banco de dados de normas jurídicas.
Saiba mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário